sexta-feira, 20 de junho de 2008

Vendas no mercado de games chegarão a US$68.3 bilhões em 2012

Existem setores da economia mundial que atualmente estão estagnados. Nos EUA então, a recessão vem fazendo mais e mais vítimas a cada minuto. No entanto, nenhum dos dois problemas parece afetar a indústria de videogames que no ano passado registrou vendas de US$19 bilhões apenas nos EUA, de acordo com o NPD Group. E isso não inclui contéudo por download, mensalidades de jogos online e games para celulares.

Os números são excelentes, mas abrangem apenas o mercado americano. De acordo com um estudo realizado pela gigante dos serviços de contabilidade e finanças PricewaterhouseCoopers, em 2007 as vendas globais de todos os tipos de jogos, incluindo celulares e online, foram de US$41.9 bilhões. Não ficou claro se esse número inclui acessórios, como o estudo do NPD.

Embora seja um montante impressionante, o recorde do ano passado deverá ser bem superado nos próximos anos, de acordo com a PricewaterhouseCoopers. Segundo a Agência de Notícias Reuters, o novo estudo da companhia, initulado "Global Entertainment and Media Outlook: 2008-2012" diz que a indústria de jogos continuará a crescer rapidamente nos cinco anos seguintes com uma taxa anual de mais de 10%. Como resultado, os autores do documento predizem que em 2012, as vendas globais de jogos chegarão a US$$68.3 bilhões, impedindo o crescimento de todos os outros setores de meios de comunicação, exceto propaganda online.

O estudo da PricewaterhouseCoopers também revela a previsão individual de crescimento para os vários setores da indústria de jogos -- e quais deverão falhar. A companhia prevê que os jogos para console -- guiados pelo Wii, Xbox 360, e PlayStation 3 -- subirão de US$24.9 bilhões em 2007 para US$34.7 bilhões em 2012, uma taxa de crescimento anual de 6.9%. Esse aumento aparentemente será um dos efeitos da atrofia das vendas para PC, que deverão cair de US$3.8 bilhões em 2007 para US$3.6 bilhões em 2012 -- queda de 1.2% por ano.

Apesar da previsão negativa com relação ao PC, o estudo enaltece os "jogos online", o que, presume-se, que as mensalidades para os jogos mssivamente multiplayer de PC, como "World of Warcraft", vão contribuir com um aumento significante. Se a previsão se tornar verdade, as vendas nesse setor aumentarão de US$6.6 bilhões em 2007 para US14.4 bilhões em 2012. No ano passado, a Blizzard Entertainment, produtora e distribuidora de "World of Warcraft", gerou mais de US$1 bilhão em arrecadação somente com seus produtos, e atualmente recebe mais de US$100 milhões mensalmente em vendas e mensalidades.

Fonte: FinalBoss

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