segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fungos bizarros e seus efeitos

1- Fogo de Santo Antônio (Claviceps purpurea)



Esta coisa de massa negro-púrpura é chamado de ''Esporão do centeio''. Trata-se de um fungo formidável e também assustador, porque ele atormenta a humanidade desde a idade média. Além disso, vem sendo usado na medicina como base para medicamentos, com empregos médicos bastante valiosos. Este fungo é um poderosíssimo restringente muscular e pode conter sangramentos. Ele ainda pode acelerar partos e até mesmo induzir abortos. O fungo também é fonte do alunicógeno LSD -25. Em doses maiores que microscópicas, o fungo conhecido popularmente como ''ergo'' produz envenenamento por ergotamina, uma doença horrenda que na idade média era chamada de Fogo de Santo Antônio. Não existe um nome para esta doença bizarríssima, quase sempre fatal, onde as pessoas aparentemente viram um tipo de ''zumbis'' ficando num estado de transe seguido de fortíssimas convulsões e -olha que doideira - começam a fazer uma estranha dança frenética. Esta dança é acompanhada de uma forte sensação de ardência nos membros, que -olha que nojento - gangrenam enegrecem e caem! Muitas vítimas de ergotismo da idade média enlouqueciam. Tanto é que em no ano 994 da era cristã mais de 40.000 pessoas em duas províncias francesas morreram assim. Em 1722 o fungo microscópico forçou o imperador Russo Pedro, o grande a abandonar seus planos de conquista da Turquia quando às vésperas da batalha nada menos que TODA A SUA CAVALARIA e mais de 20.000 soldados foram acometidos pela dança maníaca zumbilesca, gerando uma das mais grotescas e assustadoras cenas jamais testemunhadas num campo de batalha. O último surto registrado de ergotismo aconteceu na vila francesa de Point-Saint-Espirit no ano de 1951.

2- O funguinho da fome (Phytophthona infestans)



Este é um funguinho maldito que ajudou a mudar a história política do mundo. Isso aconteceu como resultado da insalubridade desgraçada causada pelo P. Infestans, um microscópico fungo que fez toda a Irlanda passar fome em 1845. O clima quente e chuvoso de julho promoveu a condição ambiental perfeita para o P.Infestans disparar. Ele floresceu com vontade nas plantações de batata, que era o alimento mais plantado na Irlanda. Assim, em questão de poucos dias, o maldito fungo havia transformado PRATICAMENTE TODAS as plantações em uma massa marrom , podre e fedorenta. A colheita toda foi perdida, e como resultado do fungo, mais de 500.000 pessoas morreram de fome enquanto quase dois milhões de Irlandeses se viram obrigados a emigrar, em sua maioria para os EUA. O funguinho do capeta ainda infestou a irlanda por 6 anos consecutivos. Uma única batata contaminada dava fim a toda uma plantação. O primeiro ministro Riobert Peel tentou fazer o parlamento revogar os impostos sobre sementes importadas e enquanto os políticos (incompetentes) debatiam e o povo passava fome e morria. A resposta demorou tanto que quando finalmente saiu, Peel foi derrubado do governo.

3- Mercador da Morte (Saccharomyces cervisiae)



Ele era apenas um fermento comum usado por cervejeiros. O S.cervisiae, que até hoje é usado para levedar o pão e fazer cerveja, foi um agente da morte durante a Primeira Guerra Mundial. Naquele tempo, os alemães ficaram sem nitroglicerina e sem a gordura necessária para sua fabricação. Então eles descobriram que o fungo, até então totalmente inofensivo poderia ser usado para fabricar a nitroglicerina um ingrediente fundamental nos explosivos de guerra. Fermentando o fungo com sacarose, nitratos, fosfatos e sulfito de sódio, os alemães obtiveram por um preço ridículo nada menos que 1000 toneladas de glicerina por mês. Segundo estudiosos militares, o fungo permitiu que os alemães mantivessem seus estoques de bombas e explosivos, continuando seu esforço de guerra por mais de um ano.

4-O Assassino da tuberculose (Streptomyces griseus)



Embora seja nada menos que um modesto bolor desses mais vagabundos, que surge em terra úmida e pilhas de esterco, o S.Griseus foi lançado aos píncaros da glória entre os fungos, quando o Dr. Selman Waksman descobriu que ele tinha potencial para curar a tuberculose.

Em 1910 Waksman emigrou como refugiado para os EUA onde deu continuidade à sua pesquisa com o fungo, que produzia uma substância chamada streptomicina que combatia a tuberculose. Foi aí que o médico cunhou a palavra ''antibiotico'', usada até hoje. Em 1945 ela foi usada pela primeira vez em humanos e e, 1952 o Dr. Waksman recebeu o Prêmio Nobel em Fisiologia/Medicina por sua descoberta e uso do poder do fungo.

5- Outro Nobel (Neurospora crassa)



Este era um humilde bolor de pão, mas sua simplicidade foi justamente o que permitiu que os cientistas explorassem suas características genéticas, o que conduziu a descoberta mais empolgante da ciência do século vinte: O DNA!
Vendo a facilidade com que este fungo do pão se espalhava, bem como suas características de crescimento simples e ciclo de vida curto, George Beadle e Edward Tatum abocanharam o prêmio Nobel de Medicina em 1958. Os dois descobriram o papel dos genes do fungo na transmissão hereditária entre as gerações.

BÔNUS

A praga amarela dos infernos (Aspergillus Flavus)



Pense numa coisa absurdamente horrenda. Pensou? Pois é. Isso existe e é um fungo. Este aqui. O A. Flavus, é um bolor amarelado de aparência inocente porém altamente letal. Ele é também chamado de aflatoxina. Este fungo é sem dúvida um dos maiores causadores de mortes da história da humanidade. Não é possível estabelecer o número preciso de mortes que o fungo em questão causou, tamanho seu espectro. O problema é que só descobriram que este fungo é um veneno maldito em 1960. Daí pra trás, ele matou com vontade. Em em silêncio.

Em 1960 o fungo A Flavus matou mais de 100 mil perus jovens na Inglaterra. Os pesquisadores médicos atribuiram a ''doença X do peru'' ao A. Flavus, que crescia na ração à base de amendoim dos animais. Resistente, de rápida propagação e altamente letal, a aflotoxina é um poderoso agente de câncer no fígado. Mesmo sabendo disso, este fungo dos infernos é cultivado pelo homem e usado em pequenas quantidades como parte do processo de manufatura do molho de soja e saque de soja. Mas o A. Flavus pode facilmente escapar do controle. Ele prospera em condições de calor e umidade. À medida em que se reproduz, chega a proporções letais ao ser humano em 24 horas, o bolor gera seu próprio calor, o que aumenta sua capacidade de reprodução. Os alimentos favoritos deste fungo são amendoins armazenados, batatas, ervilhas, cacau, presunto defumado e salsichas.


by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru