segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Os tornados mais destruidores da história

A maior parte dos tornados mais destruidores do mundo acontece nos Estados Unidos, mas os tornados também causam danos violentos e destrutivos em outros países ao redor do mundo.
Esses tornados causam enormes perdas de propriedades e de muitas vidas preciosas a cada ano.

A intensidade dos tornados é classificada na escala Fujita que vai de F0 até F6, sendo o F0 o mais fraco e o F6 o mais forte. Atualmente, existe uma nova versão da escala Fujita, a escala Fujita melhorada, que vai de F0 a F5. Tornados com intensidade F5 são muito raros de se observar enquanto tornados F6, apesar de ser aceitado na escala Fujita convencional, são apenas hipotéticos.
A coloração cinza ou "amarronzada" dos tornados ocorre devido aos detritos e poeira que ele desloca. Quando ocorre sobre uma porção grande de água (mar, lagos ou grandes rios), o fênomeno recebe o nome de tromba de água.



Seta Tri-Membro, 18 de março de 1925



O grande tornado Tri-Membro atingiu os Estados Unidos na quarta-feira, de 18 de março de 1925, passou pelo sudeste de Missouri, pelo do sul do Illinois, em seguida, pelo sudoeste de Indiana, e foi o mais mortífero tornado do E.U. na história. Com 695 mortes confirmadas, o furacão matou mais de duas vezes que o segundo mais mortífero. Historiadores os reconhece como um exemplo de classificação máxima de um F5 sobre a escala Fujita.



Seta Talladega County, Alabama 21 de março de 1932



Uma enorme tornado F4 que atingiu o condado de Talladega em março de 1932, matou 70 pessoas e feriu mais de 325. A extensão dos danos atingiu 600 casas, deixando-as destruídas ou danificadas. O furacão é considerada o mais da destruidor da zona do Alabama.



Seta Gainesville, Geórgia - 6 de abril de 1936


O potencial destrutivo de um furacão pode ter um nível muito elevado e matar centenas de pessoas, mas quando no caminho dois violentos tornados se encontrão a força destrutiva pode quebrar registros meteorológicos como o que aconteceu em 1936, em Gainesville, Geórgia. Quando dois violentos tornados juntaram forças e atingirão o oeste da cidade de modo que destruiu totalmente 285 edifícios, matou 203 pessoas e feriu mais 934 pessoas, este foi o pior furacão na história do país.



Seta Indiana - 11 de abril de 1965



O tornado Indiana que aconteceu dia 11 de abril 1965, matando 265 pessoas, ferindo mais 1700 pessoas em Ohio, Michigan e Indiana. Durante esta tempestade de vento, foram notificados 11 tornados que danificou casas e edifícios que ficou estimado num valor de US $ 30 milhões de dólares.



Seta Regina, Saskatchewan, Canadá - 30 de junho de 1912




Um destrutivo ciclone (furacão) marchou através das regiões do Canadá, na tarde de 30 de junho de 1912 no sul de Regina Saskatchewan, Canadá. O furacão violentamente percorreu 18 quilômetros de terra em três minutos, matou 28 pessoas, ferindo 2500 pessoas e causando mais de US $ 1,2 milhões de dólares em danos. Estima-se que 500 edifícios foram totalmente destruídos ou danificados.



Seta Edmonton, Canadá - 31 de julho de 1987

Em Edmonton, Canadá, fortes ventos de um tornado matou 27 pessoas e destruiu e danificou muitos edifícios na área capturada pelo vídeo, para que as pessoas possam ver como estas tempestades podem ser destrutivas.



Seta Tornado Bulahdelah , Nova Gales do Sul, Austrália - 1 º de janeiro de 1970



Tornado Bulahdelah que atingiu perto da cidade de Newcastle, em Nova Gales do Sul, Austrália foi estimada a ser um poderoso F4 ou F5 furacão que destruiu mais de um milhão de árvores, mas com um lado brilhante não foi perdido nenhum ser-humano nos fortes ventos do tornado. O impacto ambiental foi tão grande que sera preciso décadas para que as árvores substituam as perdidas.



Seta Tennessee - 21 de novembro de 1900



Deixando para trás um caminho de destruição e mais de 50 pessoas mortas e centenas de edifícios e casas danificadas e destruídas. O Tennessee foi um Tornado com cerca de 350 metros de largura e destruiu tudo o que estava no caminho da tempestade. O furacão continuou a confusão no Mississippi e Arkansas quando devastou as culturas de algodão em muitas explorações agrícolas. O furacão suspeito de ter sido um F4 ou F5 destruiu edifícios, bibliotecas e cerca de 2 quilômetros de comboio entre a faixa McKenzie e Henry Station.



Seta Carolina - 28 de março de 1984



Durante toda a tarde e a noite de 28 de março de 1984, uma série de graves tornados devastaram a Carolina do Norte(Eua). Foram vinte e dois tornados que causarão mais de US $ 200 milhões de dólares em danos materiais, matando 57 pessoas e deixando 1248 feridos. Um desastre que vai permanecer na memória de todos os sobreviventes.



Seta Pensilvânia-Ohio - 31 de maio de 1985

No fim da tarde de 31 de maio de 1985 uma série mortal de 27 tornados atingirão os estados da Pensilvânia e Ohio, destruindo centenas de casas e edifícios que somaram US$ 450 milhões de dólares em danos, os tornados matou 75 pessoas e feriu outras 1025.

Fonte: Vale Tudo UOL

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru