domingo, 14 de setembro de 2008

Top 10 felinos extraordinários.

10- BobCat





Originário da América do Norte, BobCat é um dos membros da família dos grandes felinos.
Com seus sentidos afiados, agilidade extrema e força surpreendente, Bobcat é um grande caçador,sua dieta inclui grandes roedores,pássaros,peixes,esquilos,coelhos e até mesmo insetos.


9- Ocelot(Jaguatirica)





Jaguatirica, Ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis ou Felis pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vivem aos pares, o que é raro entre os felinos.

As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Supõe-se que se reproduzem a cada dois anos. O período de gestação varia de 70 a 95 dias. As fêmeas chegam à idade adulta em um ano e meio, os machos aos dois anos. Em cativeiro estima-se que viva cerca de 20 anos, é possível que viva menos na natureza.

Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. Caça aves, e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm. Pesa entre 8 e 16 kg. Também é chamado onça-pintada, no entanto a onça (Pantera onça) é maior, podendo atingir 2,10m.

No Brasil, ocorre na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

É considerado vulnerável pala IUCN e em perigo pela USDI (1980), apêndice 1 da CITES. Está desaparecendo pela ação dos caçadores que querem sua linda pele. O mercado negro é alimentado pelo costume adotado em muitos países de transformá-lo em animal exótico e de estimação.


8-Caracal Cat





O caracal (Caracal caracal) é um carnívoro da família dos felídeos habitante da África e da Ásia Menor. Apesar de sua aparência lembrar a de um lince, este gato selvagem é parente próximo do serval. O caracal mede aproximadamente 65 centímetros mais 30 de cauda. Possui pernas longas e uma aparência esguia. A cor da pelagem pode variar de avermelhado, acinzentado a amarelo torrado.

Um caracal selvagem vive cerca de 12 anos, mas em cativeiro pode chegar aos 17 anos. Como é um animal surpreendentemente fácil de se domesticar, é utilizado na caça em países como o Irã e a Índia.

O caracal distribui-se pela África e pelo Sudoeste Asiático. Seu habitat consiste normalmente de estepes e desertos, mas também aparece em florestas ou savanas.

As presas favoritas do caracal são os roedores e as lebres. Por vezes pode até atacar gazelas, pequenos antílopes e também jovens avestruzes.


7- Jaguarundi





O Jaguarundi é um mamífero da família dos felídeos encontrado nos E.U.A. ao Norte da Argentina. Possui cerca de 60 cm de comprimento de corpo, 45 de cauda e pesa 6 kg.Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom pardacenta uniforme, salpicada com pontinhos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pêlos é de cor mais clara), havendo muita variação individual.

Também é conhecido pelos nomes de eirá, gato-mourisco, gato-preto e maracajá-preto. O jaguarundi tem o hábito de viver em bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo também encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presas de grande porte. Também é encontrado no Brasil.


Uma fêmea Jaguarundi tem por ninhada de uma a quatro crias. A gestação demora aproximadamente 70 dias. Um Jaguarundi torna-se adulto ao completar 2 anos

6- Marbled Cat (Gato marmoreado)






O gato marmoreado é um felino de pequeno porte que pode ser encontrado no Nordeste da Índia descendo pelo Sudeste da Ásia até Bornéo e Sumatra.
É comumente encontrado em regiões de florestas, variando de altas montanhas com florestas como as encontradas no Nepal até a densa e baixa floresta tropical de Bornéo.
Sua dieta inclui esquilos,pequenos répteis e pássaros.
Em seu tamanho, o gato-marmoreado é similar a um gato doméstico, porém sua aparência assemelha-se muito à da pantera-nebulosa.

A cauda do gato-marmoreado é longa e espessa, muitas vezes igualando o comprimento do corpo, sendo este um bom indicador de que possui hábitos arborícolas.

Como muitos dos gatos das regiões de floresta do Sudeste da Ásia, o gato-marmoreado é raramente observado e consequentemente, muito pouco estudado. O número exato de sua população é desconhecido, mas o desmatamento vem reduzindo drasticamente o seu habitat natural, podendo estar seriamente ameaçado de extinção.


5- Onça Pintada(Jaguar)





A onça-pintada (Pantera onça), também conhecida por jaguar ou jaguaretê, é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano. É um símbolo da fauna brasileira. Os vocábulos ''jaguar'' e ''jaguaretê'' têm origem no termo guarani ''jaguarete''. Na mitologia maia, apesar ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros.

A onça-pintada espalhava-se, inicialmente, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Porém, seu território de ocupação diminuiu sensivelmente. Costuma ser encontrada em servas florestais e matas cerradas do Brasil, bem como em outros locais ermos onde vivam mamíferos de pequeno porte de que se alimenta.

Seu habitat preferencial são zonas selvagens, perto de grande corpos de água, freqüentadas por suas presas preferidas. Evita as regiões montanhosas, habitat preferido do puma.


A onça-pintada é uma excelente caçadora. As patas curtas não lhe permitem longas corridas, porém lhe proporcionam grande força, fundamental para dominar animais possantes como antas, capivaras, queixadas, tamanduás e até mesmo jacarés. Ocasionalmente esses felinos atacam e devoram grandes serpentes (jibóias e sucuris), quando a fome aperta e não encontram outra presa.

Apesar de serem tão temidas, fogem da presença humana e mesmo nas histórias mais antigas, são raros os casos de ataque ao homem. Como necessita de um amplo território para sobreviver, pode ''invadir'' fazendas em busca de animais domésticos, despertando, assim, a ira dos fazendeiros que a matam sem piedade. Por esse motivo, e sobretudo pela rápida redução de seu habitat, esse felídeo, naturalmente raro, ainda encontra-se a beira da extinção no Brasil.

4- Snow Leopard(Leopardo da Neve)







O Leopardo da neve (Uncia uncia) é um felino que habita as grandes altitudes da Ásia central, principalmente o Tibete, o Nepal, a Índia, o Paquistão, o Himalaia e o monte Everest. Sua pelagem é uma das mais belas dentre todos os felinos, é macia e espessa, de pêlos longos e sedosos, com uma lanugem na base. Essa pelagem é útil para se esconder ou se camuflar na neve e caçar suas presas por emboscada. Sua alimentação consiste de aves, roedores como a marmota e a lebre, e pequenos mamíferos como o carneiro-selvagem.

Embora habite regiões remotas e de difícil acesso, atualmente o leopardo da neve se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção porque seus ossos, sua pele e alguns de seus órgãos são utilizadas pela medicina asiática para a produção de remédios.

O leopardo das neves é representado pela personagem animada Tai Lung do filme ''Kung Fu Panda''( animação da Dream Works do ano 2008).


3- Leão





O leão (nome científico:Panthera leo) é um grande felino, originalmente encontrado na Europa, Ásia e África. Tais felinos possuem coloração variável, entre o amarelo-claro e o marrom-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um tufo de pêlos negros (que encobrem um esporão córneo, para espantar moscas) e machos com uma longa juba. Há ainda uma raridade genética de leões brancos, que, apesar de sua linda aparência, apresentam dificuldades de sobrevivência por se destacarem nas savanas ou selvas, logo, tendo imensas dificuldades de caça. São exclusivos da reserva de Timbavati.



Os leões estão muito concentrados atualmente nas savanas reservadas, onde caçam principalmente grandes mamíferos, como antílopes, zebras, búfalos e javalis; entretanto, um grupo pode abater um elefante que esteja só. Também é freqüente o confronto com hienas, estando estas em bandos ou não, por disputa de território e carcaças.

O leão é apelidado de o ''rei dos animais'' por se encontrar no topo absoluto da cadeia alimentar terrestre (entre animais irracionais, óbvio). Não obstante, são os felinos mais sociáveis do mundo: um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas.


Ataques contra humanos

Enquanto um leão faminto provavelmente irá atacar um humano que esteja próximo, normalmente os leões preferem ficar longe da presa humana. Alguns casos de leões famosos devoradores de homens incluem os leões de Tsavo (imortalizados no filme A Sombra e a Escuridão) e os leões de Mfuwe. Em ambos os casos, os caçadores que encararam os leões escreveram livros detalhando a ''trajetória'' dos leões como devoradores de homens. No folclore africano, leões devoradores de homens são considerados demônios.

Os casos dos devoradores de homens de Mefuwe e Tsavo apresentam algumas semelhanças. Os leões de ambos os incidentes eram todos maiores que o normal, não tinham juba e aparentavam sofrer queda de dentes. Alguns especulam que eles possam ser de um tipo de leão ainda não classificado, ou então que encontravam-se doentes e dessa forma não conseguiam abater presas.

Ainda foram reportados outros casos de ataques de leões contra humanos em cativeiro.


2- Cheetah (Guepardo)







A Cheetah, também conhecida por guepardo, leopardo-caçador ou onça-africana, é um animal da família dos felídeos, ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Tendo como habitat a savana, vive na África, na península arábica e no sudoeste da Ásia. As almofadas das patas da Cheetah têm ranhuras para tracionar melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada Cheetah pode ser identificado pelo padrão exclusivo de anéis na cauda.

Efetivamente, como animal predador que é, prefere caçar as suas presas através de perseguições em alta velocidade, em vez de táticas como a caça por emboscada ou em grupo. É o mais rápido de todos os animais terrestres, conseguindo atingir velocidades como de 115 à 120 km/h, por curtos períodos de cada vez (ao fim de cerca de 400 metros de corrida).

O corpo da Cheetah é esbelto e musculado, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade e um abdómen retraído. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. O seu pêlo é amarelado, salpicado de pontos negros arredondados e formando duas linhas negras, de cada lado do focinho, que descem dos olhos até à boca, como que formando o trajeto de lágrimas. Um animal adulto pode pesar entre 28 a 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm. O comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 62 e 85 cm.

Além da velocidade, outra ótima qualidade do guepardo é a excelente visão, algumas vezes o guepardo caça durante a noite.
O guepardo não forma bandos para caçar como os leões, mas os machos se juntam às vezes para caçar em pequenos grupos, especialmente se nasceram na mesma ninhada, casais também podem usualmente caçar juntos


1- Tigre









Tigre (Panthera tigris) é um mamífero da família dos Felinos ou Felídeos. É uma das quatro espécies dos ''grandes gatos'' que pertence ao gênero Panthera. Os tigres são predadores carnívoros.

Há nove subespécies distintas de tigre, três das quais estão extintas e uma muito próxima de tornar-se também extinta. Ocupavam historicamente uma extensa área que engloba Rússia, Sibéria, Irã, Cáucaso, Afeganistão, antiga Ásia Central Soviética, Índia, China, todo o sudeste da Ásia e Indonésia (ilhas de Sumatra, Java e Bali). Hoje em dia se encontram extintos de muitos países da Ásia. Estas são as subespécies sobreviventes, em ordem decrescente de população selvagem:

1 Tigre-siberiano
2 Tigre-do-sul-da-china ou Tigre-da-china-meridional
3 Tigre-da-indochina
4 Tigre-de-sumatra
5 Tigre-de-bengala
6 Tigre-malaio


Subespécies extintas

1 Tigre-de-bali
2 Tigre-de-java
3 Tigre-do-cáspio ou Tigre Persa




Fonte: Vale Tudo UOL

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru